Quanto maior for o valor da contribuição, maior será o seu rendimento ao se aposentar.
Existem algumas formas de aumentar o seu benefício: aporte, contribuição extra mensal e portabilidade. Navegue pelo portal e saiba mais a respeito de cada uma!
Aportes
São contribuições esporádicas de qualquer valor, que você pode fazer sempre que puder. Bons exemplos de aportes são as férias e o décimo terceiro. Por que não destinar uma parte deles para a sua poupança previdenciária? Seu futuro agradece!
Contribuição Extra Mensal
Vamos recapitular: quanto maior o saldo da sua poupança previdenciária, maior o benefício de aposentadoria. Ok, mas você já se perguntou se o valor contribuído hoje é suficiente para manter o mesmo padrão de vida amanhã? O que você pretende fazer quando se aposentar?
Com a expectativa de vida aumentada, altos custos na terceira idade – especialmente com saúde – e perda do salário como ativo no mercado de trabalho, fica difícil imaginar como se manter apenas com o benefício do INSS, não é mesmo?
Para driblar esse cenário, além das contribuições normais feitas mensalmente, você pode efetuar, por livre e espontânea vontade, a inclusão de valores adicionais a serem descontados em folha de pagamento. A única diferença da contribuição extra mensal em relação à normal é que, no primeiro caso, não haverá contrapartida da patrocinadora.
Portabilidade
Aumentar o saldo da sua poupança previdenciária é importante, porém é preciso confiar em quem irá administrar sua reserva para o futuro. Se você possui um plano de previdência complementar em outro fundo de pensão ou um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) em uma instituição privada, como um banco ou seguradora, você pode transferir seus recursos para a Fundação Copel. A portabilidade é gratuita e não incide imposto de renda.