Corpo um aliado | Fundação Copel
Leia também: DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ

FAZENDO DO CORPO UM ALIADO

Muitas são as desculpas para fugir da atividade física. Mas nenhuma é convincente.

Na edição impressa No. 2 de Toda Vida, publicamos uma matéria especial com orientações sobre como sair do sedentarismo. Para tanto, entrevistamos três especialistas e cruzamos suas informações, são eles: Dr. Luiz Henrique Furlan - médico especialista em Saúde Coletiva, Cardiologia e Gestão de Saúde; Cintia Sayuri Machado - nutróloga especialista em nutrição esportiva; e Leonardo Albuquerque bacharel em Educação Física e Personal Trainner. Além de formar um conjunto de orientações muito útil, nossos entrevistaram deixaram um recado extremamente importante: atividade física é para todos.
Veja os motivos... 


A atividade física deve ser praticada por todos, inclusive por cardiopatas, pneumopatas e até mesmo por quem foi acometido por um AVC.  O Sedentarismo está associado com o aumento de peso e a consequências como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, as pessoas sedentárias têm maior propensão de desenvolver osteoporose, como também risco de quedas por perda de força muscular e equilíbrio, em especial na população idosa.

São vários os benefícios da atividade física. Inicialmente, ela ajuda no controle e redução do peso, e, consequentemente, também no controle da pressão alta, diabetes e colesterol, reduzindo o risco de complicações cardiovasculares. Os exercícios aeróbicos (como correr, nadar e pedalar) estimulam a produção de endorfinas, que são calmantes naturais que ajudam a controlar o estresse. Ou seja, você fica realmente com corpo são em mente sã.

Além dos 12 passos exibidos na edição impressa, temos aqui mais cinco dicas, reservadas pra quando você já tiver vencido o sedentarismo:


Tome cuidado com os desvios

Um dos pontos mais bacanas de praticar atividade física está em se relacionar com outras pessoas, criando um grupo em que todos se estimulam. Mas cuidado: há circunstâncias em que o bate-papo pode acabar por comprometer seu treino, principalmente se for em uma academia e você não estiver sendo monitorado por um instrutor.


Turbine suas refeições



Com o tempo, provavelmente você desejará intensificar mais os exercícios, mas isso também exigirá um reforço na alimentação. Alimentos considerados superpoderosos, como a chia, a linhaça e o goji berry oferecem propriedades vantajosas, dando mais disposição e energia nos treinos, além de melhorar o desempenho de diversas funções do organismo. São muito ricos em nutrientes e podem fazer parte do cardápio da grande maioria das pessoas, sem qualquer contraindicação. Isotônicos e alimentos com alto valor energético, como o açaí, também são bem-vindos, principalmente quando você já se encontra em fase regular de prática de atividade física, pois as calorias em maior excesso desses alimentos precisam ser gastas, caso contrário se acumulam. Evite ingerir suplementos sem consultar um especialista. Prefira sempre produtos naturais.

Certifique-se de que você chegou lá

Caso tenha atingido três meses de prática regular de atividade física (três vezes por semana é uma boa média), então é possível afirmar que você não é mais uma pessoa sedentária. Porém, nada de empolgação, porque o importante não é ter chegado a esta conquista, mas sim mantê-la.


Procure formas de praticar atividade física


Você não precisa praticar exercícios só na academia ou quadra. Busque inserir atividades físicas no dia a dia como, por exemplo, utilizar escadas ao invés do elevador, dispensar o carro quando tiver de fazer alguma compra em local próximo de casa ou levar seu cachorro pra passear. Toda pequena atividade é valida. Além disso, depois que a atividade física já fizer parte da sua rotina, ficará flagrante que esses exercícios extras deixarão de ser um sacrifício.

Fique atento aos benefícios


Cuidado para as atividades profissionais e a preguiça não tirarem você da boa forma. Perceba o quanto a atividade física faz por você e valorize toda melhoria em qualidade de vida que flagrar. Você se sentirá mais bem disposto, inclusive produzindo mais e melhor no seu trabalho. E estará menos sujeito a acidentes, pois os exercícios irão tonificar sua musculatura e deixar seus reflexos mais alertas. Sua mente também é beneficiada, pois é comprovado que as sinapses (comunicações entre neurônios no cérebro) são estimuladas, ajudando na memorização e na criatividade. E, ao contrário do que muita gente pensa, a atividade não gera cansaço, gera ânimo. Até seu sono passa a ser mais reconfortante.