A atenção primária se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Desta forma, conforme os princípios do modelo de APS, os beneficiários elegíveis e seus dependentes do polo Copel Km3, que utilizam do sistema têm acesso ao cuidado integral à saúde, com uma equipe multidisciplinar que acompanha, monitora e cuida de cada indivíduo de acordo com a sua condição de saúde, respeitando fatores como a idade, condições físicas e doenças pré-existentes.
A partir da APS os beneficiários têm acesso a todas os níveis de atenção médica, odontológica, hospitalar e demais integrantes de equipe multidisciplinar.
O percurso do beneficiário na rede tem a APS como centro e coordenador de cuidado. A APS é a porta de entrada preferencial do sistema.