Demonstração da Mutação do Ativo Líquido do Plano III | Fundação Copel

R$ MIL

 

2013

2014

Ativo Líquido - Início do Exercício

2.272.730

2.317.994

(+) Adições

146.984

205.673

(+) Rentabilidade do Fundo

-35.994

244.029

(-) Destinações

65.726

163.469

(=) Ativo Líquido Final do Exercício

2.317.994

2.604.227

(+/-) Acréscimos e Decréscimos

45.264

286.233


A comparação acima deixa evidente que os resultados de 2014 foram bem melhores do que em 2013, embora também haja crescimento significativo nas destinações em 2014, devido ao aumento da provisão para perdas em processos judiciais.

  • Ativo Total: representa o conjunto de bens e direitos do plano, ou seja, é o montante financeiro de que o plano dispõe para pagar seus compromissos.
  • Débitos Consolidados: corresponde às obrigações da entidade com o pagamento de benefícios, impostos a recolher e outros valores a pagar, inclusive o valor provisionado para gastos com processos eventuais, de natureza judicial e/ou outros.
  • Ativo Líquido: corresponde ao Ativo Total, deduzido dos compromissos da Entidade, exceto compromissos com os participantes.Consequentemente, o Ativo Líquido corresponde ao Patrimônio Social do Plano.
  • Provisões Matemáticas e Fundo Previdencial: a Provisão Matemática corresponde ao montante atual necessário para honrar o pagamento do benefício contratado pelo participante. Seu valor é dimensionado considerando a idade do participante, sua expectativa de vida, composição familiar e a taxa de desconto atuarial. Especificamente no Plano III, a apuração da Provisão Matemática se dá apenas para os benefícios concedidos, pois dada sua modalidade – Contribuição Variável – na fase de contribuição o benefício é constantemente ajustado ao saldo de conta do participante, exclusivamente de acordo com as suas contribuições e com a variação do valor da cota do plano. Já o Fundo Previdencial é formado pela parcela das contribuições do patrocinador que não é resgatável pelo participante, no caso de desligamento deste do plano, sendo seu valor atualizado conforme a variação do valor da cota do plano.
  • (+/-) Acréscimos e Decréscimos: é o saldo, no caso positivo, entre as adições (contribuições e rentabilidade dos investimentos) e as destinações (pagamento de benefícios e despesas do plano) durante o exercício.