Para a Fundação Copel, 2035 já começou
Fundação Copel define planejamento estratégico para 20 anos e estabelece
estratégias para 2015
Nesta época do ano é muito comum que as pessoas façam
diversas promessas e tracem para as suas vidas diversas metas, ou seja, planos
do que farão para realizar os seus sonhos de vida, seus objetivos. E sem um
plano bem definido, com atitudes que devem ser realizadas no dia a dia,
corre-se o risco de que as metas acabem morrendo no papel. É preciso trabalho,
dedicação e disciplina para realizar sonhos.
Com a Fundação Copel não é diferente. O planejamento da
entidade é essencial. Assim como todos os anos, a Fundação Copel traça os seus
objetivos e metas e para 2015 não poderia ser diferente. Mas, a verdade é que
este ano, o planejamento estratégico da entidade apresenta sim um diferencial.
“O que nós buscamos é desenvolver a Fundação Copel
sob a óptica de um "Porto Seguro" para todos os participantes,
tendo em vista a importância que a fundação têm e terá na vida
de cada um de nós”.
As metas para o ano de 2015 foram definidas a partir de um
desdobramento de diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo – órgão
máximo da entidade a quem compete justamente este papel – para os próximos 20
anos, ou seja, até 2035.
“A prática, em grande parte das empresas, é que o planejamento
seja feito projetando os próximos cinco anos, com revisões anuais para ajustes
de planos, considerando o ritmo ao qual está exposto. Já a Fundação Copel, com base
em seu compromisso com o participante, preocupou-se em estender o horizonte
para 20 anos. Este cuidado é essencial não só para assegurar os compromissos já firmados, mas
também buscar melhorias nos processos, identificar novas
oportunidades/tendências do mercado, melhorar a própria visão do segmento,
entre outras.”, explica Priscila Orreda, analista de planejamento da fundação.
Segundo Priscila, o método utilizado também apresenta um
‘resgate’ a metodologias já empregadas pela Fundação Copel. A fusão do modelo
de gerenciamento de diretrizes com o Balance
Scorecard, traz uma grande vantagem: o desdobramento das metas pode ser
feito até o nível operacional. Isso permite o envolvimento de todos do corpo
funcional da entidade e, ao mesmo tempo, que cada um saiba exatamente a sua
colaboração e papel no atingimento do resultado.
Por esse
motivo, no último dia 7, o planejamento estratégico foi apresentado para todos
os empregados da entidade, diretamente pelo presidente da Fundação Copel, Paulo
Cezar da Silva Machado, e ainda este mês deverão ocorrer reuniões com os
departamentos para definição das metas e políticas para o ciclo 2015, conforme
explica: “Os Fundos de Previdência são estruturados para podermos pensar no
longo prazo, isto é, acumulamos recursos durante o período de trabalho e
usufruímos do montante acumulado após o término da fase laboral. Por esse motivo
entendemos que o nosso planejamento também deva ser de longo prazo. Definindo
diretrizes de longo prazo podemos estabelecer as metas e
estratégias de curto prazo e com isso podemos buscar aquele objetivo que
estamos almejando: que os nossos participantes vivam melhor e vivam mais”.
Toda esta definição de diretrizes (vide Desdobramento
das Diretrizes)tem como base o negócio da Fundação Copel – que é a
gestão dos planos previdenciários e de saúde – a sua missão, visão e valores.
Nos últimos anos, a Fundação Copel, assumindo uma postura
cada vez mais voltada à proximidade com os participantes, realizou alterações
nestes três últimos, que são a definição da essência da entidade.
Neste ano, a mudança foi ainda maior. Até então, o negócio
da entidade estava expresso em sua missão, por esse motivo era totalmente
focada na administração dos planos. A partir deste ano, a missão transcreve o
fator inspirador do negócio que é “propiciar condições para que seus
participantes vivam melhor e vivam mais”.
Quanto à visão, é possível perceber que antes a entidade buscava uma excelência
em sua gestão capaz de promover e atingir o reconhecimento no setor. Agora, ela
quer ser reconhecida pelo seu participante quanto aos serviços prestados.
Veja abaixo a evolução da missão, visão e valores da
Fundação Copel:
E toda esta mudança teve início em outubro de 2014, quando
Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva se reuniram para discutir as
melhorias necessárias; daí surgiram as diretrizes, conforme explica o presidente
do Conselho Deliberativo da Fundação Copel, Otto Armin Doetzer.
“O que nós buscamos é desenvolver a Fundação Copel sob a
óptica de um "Porto Seguro" para todos os participantes, tendo em
vista a importância que a fundação tem e terá na vida de cada um de nós. Assim,
o centro de todo este processo está no cuidar das pessoas, atuando em frentes
como educação financeira e previdenciária, prevenção de doenças e promoção da
saúde. Para atingir de maneira adequada estes objetivos, é fundamental que todo
o corpo funcional da entidade se coloque sempre na posição do participante,
desenvolvendo a empatia, se antecipando aos anseios e às necessidades dos
mesmos. Importante também ressaltar a necessidade da melhoria continua da
comunicação da Fundação Copel com seu público, através dos mais diversos
canais".
Para entender melhor
Definimos a missão, visão e valores buscando registrar a
identidade da Fundação Copel. A primeira vai responder o porquê existimos; a
visão, onde queremos chegar, e os valores são os pilares norteadores do
comportamento humano dentro da entidade.
Traduzindo na prática
Estamos trabalhando para atender as necessidades dos
participantes, de maneira que estes reconheçam a dedicação e comprometimento da
Fundação Copel tanto na excelência da gestão dos negócios quanto ao bem estar
do participante, para que estes vivam melhor e vivam mais.