Você já pode obter o seu cartão digital neste link: www.fcopel.org.br/participantes/saude/cartao-digitalLançado no ano passado, o portal da Fundação Copel foi totalmente remodelado e reestruturado para servir como uma ferramenta de serviços online aos seus beneficiários, permitindo que cada um possa, no momento que precisar, acessar as suas principais informações. Assim, o cartão digital chega como mais uma novidade ofertada pela Fundação Copel, trazendo mais independência e segurança para o beneficiário, acompanhando as tendências tecnológicas.
Seu cartão sempre atualizado, disponível online, ou seja, quando quiser, em qualquer momento, podendo ser visualizado em seu smartphone ou tablet, com opção de salvar e imprimir.Com o novo cartão, também está sendo implementada a elegibilidade, que é o processo de validação do cartão no momento do atendimento. O resultado é mais segurança para você e mais controle para a Fundação Copel.
1. A Fundação Copel vai enviar um novo cartão impresso? Não. Em 30 de junho de 2015 vencem os cartões do plano de saúde da Fundação Copel. Porém, a partir deste ano, os cartões não serão mais impressos e enviados via Correios, como de costume, pois serão substituídos pelos cartões digitais, a serem disponibilizados na área de acesso restrito do portal da Fundação Copel.2. O que eu devo fazer com a carteirinha antiga?Mantenha a carteirinha até a data de vencimento (30/06/15). A partir do dia 1º de julho, valerá somente o novo cartão digital. 3. Quando estará disponível o cartão digital?Os cartões digitais estarão disponíveis a partir do dia 25/06/2015. 4. Como faço para acessar o cartão digital?Apenas beneficiários titulares do plano poderão acessar o cartão digital. Para isso, o beneficiário deverá, a partir do dia 25/06/2015, acessar a área de acesso restrito do portal da Fundação Copel, informando login e senha.Depois de logado, será possível visualizar o seu cartão e de todos dos dependentes. Neste caso, você poderá escolher entre salvar os cartões no computador, tablet ou smartphone (em formatos .pdf ou .jpg) ou imprimir. Então, basta encaminhar via e-mail ou como desejar para os seus dependentes. 5. Como utilizar o novo cartão digital?O cartão digital deverá ser apresentado sempre que for utilizar os serviços ofertados pelo Prosaúde II, juntamente com um documento de identificação. O procedimento é o mesmo já conhecido entre os beneficiários. Lembre-se que poderá apresentar o cartão digital diretamente na tela de seu celular, smartphone, tablet ou impresso.6. O cartão digital é igual ao anterior?O modelo do cartão digital foi pensado especialmente para melhor visualização em tela e economia no caso de impressão. Além disso, apresenta novas informações que a ANS exige, como por exemplo, o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS) e o tipo de Contratação e contato com a ANS. 7. O número do cartão digital é diferente da carteirinha antiga? Não. O número do cartão digital permanece o mesmo da carteirinha antiga. Portanto, ao apresentar um documento de identificação e o número do cartão, o atendente deverá realizar a consulta à elegibilidade, que verifica a autenticidade para a utilização do serviço. 8. Não recebi os avisos por e-mail, nem a revista chegou à minha casa. Fiquei com a carteirinha vencida, e agora? Se estiver diante de um atendimento ou solicitação de serviço, deverá informar o número do cartão e apresentar documento de identificação. Sendo que o número do cartão digital permanece o mesmo da antiga carteirinha. A rede credenciada está sendo comunicada quanto aos novos procedimentos. Em caso de problemas, entrar em contato com a Central de Atendimento ou Agente Regional mais próximo. 9. Não tenho acesso à internet, como posso retirar minha carteirinha? Caso não tenha acesso à internet ou até mesmo dificuldade no acesso, e não disponha de nenhuma alternativa, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ou o Agente Regional mais próximo de sua localidade. 10. Tenho acesso à internet, mas não tenho impressora, e agora?A impressão do cartão digital não é obrigatória. Neste caso, o beneficiário poderá salvar o cartão digital em seu aparelho – seja computador, celular ou tablet – em imagem.
11. Quanto tempo de validade tem o novo cartão digital?Mais uma vantagem do novo cartão digital é que não possui prazo de validade, sendo que sua autenticidade é verificada por sistema no momento de utilização pela rede credenciada. 12. Quantas vezes posso imprimir ou baixar o cartão digital?Sempre que precisar e achar necessário, pois o cartão digital estará disponível permanentemente na área de acesso restrito do portal. 13. Esse tipo de documento pode ser facilmente falsificado? Como atestar a autenticidade?Sempre que os beneficiários apresentarem o cartão digital, impresso ou em imagem, toda a rede credenciada deverá efetuar a conferência da autenticidade do cartão via consulta de elegibilidade. A consulta vai informar se o beneficiário está elegível para a utilização daquele serviço. 14. Caso o hospital, médico, clínica ou farmácia não aceite o cartão digital, o que devo fazer?Em toda a rede credenciada essa situação não deverá acontecer. Caso isso ocorra, o beneficiário deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Atendimento ou Agente Regional mais próximo de sua localidade. 15. Em casos de urgência e emergência, se não estiver com o cartão digital em mãos, seja imagem ou impresso, como é o procedimento?O atendimento deve ser efetuado informando o número do cartão e apresentando documento de identificação.16. Existe algum padrão de impressão do cartão digital?A Fundação Copel não estabelece exigências na forma de apresentação do novo cartão. Você poderá escolher entre impressão em preto e branco, colorido, qualquer tipo de papel, etc., ou, se preferir poderá imprimir em papel mais resistente, utilizar capa protetora ou ainda mandar plastificar de acordo com o que desejar. 17. Como será o atedimento pela rede credenciada com o novo cartão?A rede credenciada está sendo comunicada sobre as mudanças e orientada sobre os novos procedimentos. Em caso de dificuldades no atendimento, o beneficiário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ou Agentes Regionais. 18. Estou fora do estado do Paraná e utilizo a rede de reciprocidade. Devo imprimir mesmo assim o meu cartão digital da Fundação Copel?A rede de reciprocidade não será afetada pelo cartão digital. Assim, os beneficiários que utilizam a rede fora do estado do Paraná, continuam a utilizar o cartão da entidade congênere normalmente.No estado do Paraná, o beneficiário deverá emitir o cartão digital da mesma forma. 19. Acabei de aderir ao plano, também terei de obter o cartão digital?Sim. Assim como os demais beneficiários o procedimento é o mesmo para aqueles que recém aderiram ao plano.