Cartão Digital | Fundação Copel



Você já pode obter o seu cartão digital neste link:  

www.fcopel.org.br/participantes/saude/cartao-digital


Lançado no ano passado, o portal da Fundação Copel foi totalmente remodelado e reestruturado para servir como uma ferramenta de serviços online aos seus beneficiários, permitindo que cada um possa, no momento que precisar, acessar as suas principais informações.  


Assim, o cartão digital chega como mais uma novidade ofertada pela Fundação Copel, trazendo mais independência e segurança para o beneficiário, acompanhando as tendências tecnológicas.


Seu cartão sempre atualizado, disponível online, ou seja, quando quiser, em qualquer momento, podendo ser visualizado em seu smartphone ou tablet, com opção de salvar e imprimir.


Com o novo cartão, também está sendo implementada a elegibilidade, que é o processo de validação do cartão no momento do atendimento. O resultado é mais segurança para você e mais controle para a Fundação Copel.




1. A Fundação Copel vai enviar um novo cartão impresso?

Não. Em 30 de junho de 2015 vencem os cartões do plano de saúde da Fundação Copel. 

Porém, a partir deste ano, os cartões não serão mais impressos e enviados via Correios, como de costume, pois serão substituídos pelos cartões digitais, a serem disponibilizados na área de acesso restrito do portal da Fundação Copel.


2. O que eu devo fazer com a carteirinha antiga?

Mantenha a carteirinha até a data de vencimento (30/06/15). 

A partir do dia 1º de julho, valerá somente o novo cartão digital. 


3. Quando estará disponível o cartão digital?

Os cartões digitais estarão disponíveis a partir do dia 25/06/2015


4. Como faço para acessar o cartão digital?

Apenas beneficiários titulares do plano poderão acessar o cartão digital. 

Para isso, o beneficiário deverá, a partir do dia 25/06/2015, acessar a área de acesso restrito do portal da Fundação Copel, informando login e senha.

Depois de logado, será possível visualizar o seu cartão e de todos dos dependentes. Neste caso, você poderá escolher entre salvar os cartões no computador, tablet ou smartphone (em formatos .pdf ou .jpg) ou imprimir. Então, basta encaminhar via e-mail ou como desejar para os seus dependentes.


5. Como utilizar o novo cartão digital?

O cartão digital deverá ser apresentado sempre que for utilizar os serviços ofertados pelo Prosaúde II, juntamente com um documento de identificação. O procedimento é o mesmo já conhecido entre os beneficiários. Lembre-se que poderá apresentar o cartão digital diretamente na tela de seu celular, smartphone, tablet ou impresso.


6. O cartão digital é igual ao anterior?

O modelo do cartão digital foi pensado especialmente para melhor visualização em tela e economia no caso de impressão. Além disso, apresenta novas informações que a ANS exige, como por exemplo, o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS) e o tipo de Contratação e contato com a ANS.


 

7. O número do cartão digital é diferente da carteirinha antiga?

Não. O número do cartão digital permanece o mesmo da carteirinha antiga. Portanto, ao apresentar um documento de identificação e o número do cartão, o atendente deverá realizar a consulta à elegibilidade, que verifica a autenticidade para a utilização do serviço.

 

8. Não recebi os avisos por e-mail, nem a revista chegou à minha casa. Fiquei com a carteirinha vencida, e agora?

Se estiver diante de um atendimento ou solicitação de serviço, deverá informar o número do cartão e apresentar documento de identificação. Sendo que o número do cartão digital permanece o mesmo da antiga carteirinha. A rede credenciada está sendo comunicada quanto aos novos procedimentos. Em caso de problemas, entrar em contato com a Central de Atendimento ou Agente Regional mais próximo.


9. Não tenho acesso à internet, como posso retirar minha carteirinha?

Caso não tenha acesso à internet ou até mesmo dificuldade no acesso, e não disponha de nenhuma alternativa, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ou o Agente Regional mais próximo de sua localidade. 


10. Tenho acesso à internet, mas não tenho impressora, e agora?

A impressão do cartão digital não é obrigatória. Neste caso, o beneficiário poderá salvar o cartão digital em seu aparelho – seja computador, celular ou tablet – em imagem.




 



 


11. Quanto tempo de validade tem o novo cartão digital?

Mais uma vantagem do novo cartão digital é que não possui prazo de validade, sendo que sua autenticidade é verificada por sistema no momento de utilização pela rede credenciada.

12. Quantas vezes posso imprimir ou baixar o cartão digital?

Sempre que precisar e achar necessário, pois o cartão digital estará disponível permanentemente na área de acesso restrito do portal.

 

13. Esse tipo de documento pode ser facilmente falsificado? Como atestar a autenticidade?

Sempre que os beneficiários apresentarem o cartão digital, impresso ou em imagem, toda a rede credenciada deverá efetuar a conferência da autenticidade do cartão via consulta de elegibilidade. A consulta vai informar se o beneficiário está elegível para a utilização daquele serviço. 

 

14. Caso o hospital, médico, clínica ou farmácia não aceite o cartão digital, o que devo fazer?

Em toda a rede credenciada essa situação não deverá acontecer. Caso isso ocorra, o beneficiário deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Atendimento ou Agente Regional mais próximo de sua localidade. 

 

15. Em casos de urgência e emergência, se não estiver com o cartão digital em mãos, seja imagem ou impresso, como é o procedimento?

O atendimento deve ser efetuado informando o número do cartão e apresentando documento de identificação.


16. Existe algum padrão de impressão do cartão digital?

A Fundação Copel não estabelece exigências na forma de apresentação do novo cartão. Você poderá escolher entre impressão em preto e branco, colorido, qualquer tipo de papel, etc., ou, se preferir poderá imprimir em papel mais resistente, utilizar capa protetora ou ainda mandar plastificar de acordo com o que desejar. 

 

17. Como será o atedimento pela rede credenciada com o novo cartão?

A rede credenciada está sendo comunicada sobre as mudanças e orientada sobre os novos procedimentos. Em caso de dificuldades no atendimento, o beneficiário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ou Agentes Regionais.

 

18. Estou fora do estado do Paraná e utilizo a rede de reciprocidade. Devo imprimir mesmo assim o meu cartão digital da Fundação Copel?

A rede de reciprocidade não será afetada pelo cartão digital. Assim, os beneficiários que utilizam a rede fora do estado do Paraná, continuam a utilizar o cartão da entidade congênere normalmente.


No estado do Paraná, o beneficiário deverá emitir o cartão digital da mesma forma.


 

19. Acabei de aderir ao plano, também terei de obter o cartão digital?

Sim. Assim como os demais beneficiários o procedimento é o mesmo para aqueles que recém aderiram ao plano.